Nossos programas
Travessias Poéticas
Travessias Poética trabalha os deslocamentos físicos e imaginários propondo-os como experiência artística e prática poética. O programa estimula a inventar novas ações durante a trajetória da residência, que inaugure situações para as quais talvez ainda não tenhamos nomes, mas que criem uma nova possibilidade de tempo-espaço para que, a seguir, possa vir a ser territorializado dentro do projeto artístico em estudo.
Online: 4 meses
Presencial: 7 dias
Carnem Levare
O programa de residência CARNEM LEVARE, organizado pela escritora Graziela Brum, reúne uma série de experiências sensoriais e investigativas durante uma das maiores manifestações populares do Brasil - o carnaval da Bahia. A experiência artística CARNEM LEVARE revitaliza uma identidade dinâmica com múltiplas expressões em apoio a produção criativa, um lugar onde o mundo e suas crises são discutidos.
Serão sete (7) dias de imersão na cidade de Salvador/Bahia, com início dia 05 de fevereiro e encerramento dia 11 de fevereiro de 2024. A poesia, a imagem, a performance, a música, a dança se unem em atividadesque servem de ponte para a produção artística,
Os encontros focarão nas trocas e estímulos à pesquisa de cada residente, oferecendo recursos para que todos desenvolvam seus projetos artísticas. A programação da residência visa estimular conversas, promovendo ações poéticas, trocas entre os residentes e curadores.
O programa possui curadoria geral de Graziela Brum, escritora e curadora da Residência Artística Campo de Heliantos, na vila de Alter do Chão/Amazônia. Graziela já promoveu seis imersões poéticas presenciais. Em Carnem levare, a equipe de curadoria conta com a experiência da artista plástica Gaia Farcy (França), da poeta Giselle Ribeiro e a musicalidade do percussionista Helder Gama (Amazônia brasileira).
Residência artística
É um programa de residência mais longo que permite dar uma pausa para reconectar à criatividade pelo mergulho na natureza da Amazônia. A liberdade que o programa traz incentiva à auto reflexão, às ideias para a construção de projetos de arte sem pressa. Com o apoio dos curadores locais, o residente volta-se ao que importa no processo de criação e aproveita o período nas instalações da residência para descansar. Há um incentivo para os inúmeros passeios em Alter do Chão, dentro da Floresta Amazônica e Rio Tapajós.
Período Máximo: 30 dias