Sobre o Campo
de Heliantos
Alter do Chão - Pará
Campo de Heliantos é uma residência artística de incentivo à criatividade e à poética, com o objetivo de trabalhar os ritmos, os conteúdos e as formas da floresta como meio de estímulo à produção artística. O espaço encontra-se dentro da Floresta Amazônica. Lugar independente e auto-organizado de experimentação e produção de novas linguagens e formas de expressão contemporâneas.
Funciona como um núcleo de investigação do “Eu criativo” em plataforma que encoraja os fluxos de ideias entre diferentes sistemas e fomenta a produção de pensamento crítico sobre o mundo que nos rodeia. As vivências artísticas estão intimamente ligadas ao contexto do ambiente em que se encontram, promovendo através de uma atividade regular de programação – leituras, debates, oficinas, interlocução de escrita e poesia, apresentação de textos, palestras, performances e outras atividades.
Os programas de residência são mediados por uma equipe de curadores especialistas em diversas frentes de expressão. O espaço encontra-se dentro da Floresta Amazônica, na vila de Alter do Chão. As vivências amazônicas e as atividades em arte são intimamente ligadas ao contexto do ambiente em que se encontram, visto que a geografia de Alter do Chão dispõe de privilegiados recursos naturais e permite que o participante se reconecte à natureza e a sua própria produção.
Assista o vídeo e conheça mais
Nossas instalações
Campo de Heliantos possui instalações que colocam o residente em contato direto com a diversidade da Floresta Amazônica.
É possível encontrar os macacos guaribas, prego, shuiem, assim como, várias espécies de aves. As cabanas contam com uma estrutura que mesclam a arquitetura tradicional com a local indígena. O material de construção reutiliza madeira e matérias orgânicas, como a palha e o barro.
Refeitório
Ateliê de impressão e encadernação
Escritório ao ar livre
12 acomodações
Nossa localização
A Residência Artística Campo de Heliantos localiza-se na vila de Alter do Chão, a 34 km do aeroporto de Santarém. A vila já foi considerada, em 2010, o lugar mais bonito do mundo pelo The Guardian, por apresentar praias de águas doces cercadas pela Floresta Amazônica. Além disso, a geografia da vila dispõe de privilegiados recursos naturais.
Curadores
Graziela Brum
GRAZIELA BRUM é poeta e escritora. Autora de Jenipará (2020), idealizou o projeto literário Senhoras Obscenas. Atualmente, vive na Vila de Alter do Chão, PA. É curadora da residência artística Campo de Heliantos.
Giselle Ribeiro
GISELLE RIBEIRO é poeta, Mestre em Estudos Literários pela UFPA, Doutora em Estudos da Tradução pela UFSC, professora de Teoria Literária na UFPA e autora do livro Escola Para Mulheres Safo
Cassia Andrade
Curadora, pesquisadora de arte, gestora de marca pessoal e nômade cultural. Formada em arte: história, crítica e curadoria pela puc-sp e produção cultural pela faap -sp. Como pesquisadora, têm como foco a criação e produção artística em residências artísticas. É membro da vadb - rede colaborativa de arte contemporáneo latinoamericano; da associação cultural emerge em portugal e faz parte do núcleo de curadoria de campo de heliantos na amazônia.